Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Lançado pelo MEC, documento traz orientações para resolução de pendências do Programa Dinheiro Direto na Escola

Material vai apoiar cerca de 22 mil escolas com pendências na regularização da situação junto ao FNDE para viabilizar o recebimento de recursos

O Ministério da Educação (MEC) lançou o documento Orientações sobre Resolução de Pendências do PDDE para apoiar escolas públicas na regularização de situações junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e viabilizar o recebimento dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). As cerca de 22 mil escolas com pendências têm até a próxima semana, 31 de outubro, para saná-las.

O material reúne orientações para resolução das pendências, incluindo os três tipos mais comuns identificados pelo MEC: escolas que não constituíram Unidade Executora (UEx) própria; inadimplência por problema de prestação de contas; e UEx sem representante ativo.

Para este ano, estão previstos repasses de R$ 2 bilhões às escolas públicas brasileiras, somando as modalidades PDDE Básico, PDDE Qualidade e PDDE Equidade. Para garantir o recebimento dos recursos, é obrigatório que as escolas estejam com o cadastro completamente regular.

Além do documento, o MEC realizou, em parceria com o FNDE, o webinário “PDDE e suas Ações Integradas: caminhos para a regularização dos repasses em 2025”. O conteúdo está disponível on-line e é mais uma iniciativa de orientação e ajuda aos gestores que precisarem regularizar eventuais pendências.

Sobre o programa

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) destina anualmente recursos financeiros em caráter suplementar às escolas participantes a fim de contribuir para o provimento de suas necessidades prioritárias, tais como:  garantia do funcionamento desses estabelecimentos; promoção de melhorias em sua infraestrutura física e pedagógica; incentivo à autogestão escolar e ao exercício da cidadania com a participação da comunidade no controle social. O PDDE é composto pelo PDDE Básico e suas Ações Integradas (Qualidade e Equidade).

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB

Assessora técnica de Educação da AMM, Ednamar Assunção, WhatsApp (31) 2125-2400.