O amarelo é a cor que dá o tom deste mês de setembro, em alerta para um tema delicado e importante, há 20 anos tratado em campanha que alcança de norte a sul do Brasil. Dedicado à prevenção ao suicídio, o “Setembro Amarelo” é uma oportunidade para o olhar preventivo, de cuidado e atenção.
O slogan desta edição do Setembro Amarelo repete o da campanha do ano passado: “Se precisar, peça ajuda!”. É um chamado a todos que necessitam de cuidado e atenção, e sequer coragem de buscar.
A campanha surgiu com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas, estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. Desde 2015, quando ocorreu a primeira edição, ano a ano este movimento vem crescendo com mais pessoas reconhecendo que falar sobre suicídio é fundamental, mas exige cuidados.
Tratamentos
Além das unidades de saúde nos municípios, o Centro de Valorização da Vida (CVV) é um serviço voluntário de apoio emocional e prevenção ao suicídio para quem precisa conversar.
O atendimento, em todo o País, é 24 horas, pelo telefone 188, mas se o caso for de alto risco de morte, é necessário ligar para o Samu, no telefone 192.
Fontes: Agência Brasil e setembroamarelo.org.br
Assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, WhatsApp (31) 2125-2400.




