Iniciativa criada em 2014, pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a Janeiro Branco é reconhecida como a maior campanha mundial dedicada à saúde mental, e tem o objetivo de sensibilizar a população para a importância do bem-estar psicológico e estimular a busca por cuidados especializados quando necessários.
O Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada, o que equivale a 18 milhões de brasileiros. A depressão também é uma preocupação crescente, agravada pelo impacto da pandemia de Covid-19, que levou ao aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no País, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A escolha do nome “Janeiro Branco” remete à ideia de uma “folha em branco”, incentivando as pessoas a reescreverem suas histórias e priorizarem a saúde mental.
O primeiro mês do ano é simbolicamente associado a recomeços, reflexões e novos projetos. Segundo o criador da campanha, “o mês é um convite para que cada pessoa reflita sobre suas emoções e relacione-se melhor consigo mesma”.
O Janeiro Branco é mais do que uma campanha; é um movimento que convida à reflexão sobre as emoções e a cuidar da saúde mental com a mesma dedicação direcionada à saúde física.
Confira sete dicas de como cuidar da saúde mental
1. Adote uma alimentação saudável: um cardápio rico e variado em vegetais e alimentos saudáveis é capaz de fornecer nutrientes importantes para o bem-estar. Isso porque ajuda a manter o bom funcionamento do organismo, entre elas as funções cerebrais – como memória e cognição –, a produção de hormônios relacionados ao humor, ao sono e ao bem-estar, além dos níveis de energia.
2. Faça uma terapia com profissional: o tratamento psicológico dá o suporte necessário para conviver com os medos, aumentar a autoconfiança, lidar com os sentimentos, livrar-se das dependências e criar relações mais saudáveis. Todos esses benefícios se refletem não somente na vida pessoal, como na carreira e nos relacionamentos.
3. Invista na qualidade do seu sono: dormir bem é mais importante do que se pode imaginar. É durante o sono que o nosso organismo se regenera e faz as regulagens necessárias. Para você ter uma ideia, quem dorme mal pode ter a imunidade baixa por conta da produção ineficiente de anticorpos.
4. Pratique exercícios físicos: a prática regular de atividades físicas é recomendada não apenas por questões estéticas, mas também pela saúde. Exercitar-se frequentemente melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, o sistema cardiovascular. Além disso, leva mais nutrientes e oxigênio para as células.
5. Saiba escolher com quem se relaciona: o relacionamento tóxico é aquele em que uma pessoa exerce certo poder sobre a outra, que se sente mal, por mais que nem perceba. Infelizmente, eles são mais comuns do que imaginamos e podem acontecer em qualquer relação, como as de trabalho, amizade, afetiva ou entre pais e filhos. Uma relação saudável envolve diálogo, compreensão, acolhimento e valorização.
6. Pratique o amor-próprio: na correria do dia a dia, muitas vezes, não paramos para nos contemplar. Vivemos um momento em que as críticas parecem vir de todos os lados e é comum que nos deixemos abalar por elas. Com isso, a autoestima é prejudicada e passamos a nos enxergar menos. Se você é do time de pessoas que cuida de todo mundo da família e se deixa por último, tire um tempinho para se admirar e praticar o amor-próprio.
7. Tenha um tempo para meditar: a meditação é uma técnica que conduz a mente para o estado de relaxamento por meio de respiração adequada e foco. Dessa maneira, muitos benefícios podem ser aproveitados, principalmente os que envolvem a saúde mental, como redução do estresse e da ansiedade, melhora do sono e potencialização da memória e da atenção.
Fontes: Ministério da Saúde e Hospital Israelita Albert Einstein