Gestores e equipes municipais têm até o dia 24 de fevereiro de 2026 para inscrever seus projetos inovadores no 14º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal. As inscrições nos quatro eixos da administração pública municipal: Assistência Social, Cultura, Esporte e Saúde, têm início nesta terça-feira, 2 dezembro. A premiação é uma ação da Associação Mineira de Municípios (AMM), que busca reconhecer e valorizar os projetos inovadores implementados pelas prefeituras mineiras.
O objetivo do Prêmio AMM de Boas Práticas é mostrar que é possível inovar no âmbito público municipal, transformando os projetos bem-sucedidos de políticas públicas em mecanismos para uma gestão moderna, voltada para resultados efetivos, contribuindo no desenvolvimento municipal e na qualidade de vida dos cidadãos.
As inscrições devem ser realizadas pelo hotsite do Prêmio de Boas Práticas, onde também está disponível o regulamento completo. Clique aqui para acessar.
Só poderão participar do “Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal”, os municípios afiliados com o pagamento das mensalidades em dia, até o último dia da inscrição, e não será cobrada taxa de inscrição para participação no Prêmio.
Os vencedores serão anunciados durante cerimônia especial no 40º Congresso Mineiro de Municípios, que ocorrerá em maio de 2025. Além do reconhecimento, as prefeituras premiadas terão a oportunidade de compartilhar suas experiências de sucesso, inspirando outras gestões municipais.
“O Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal reforça o compromisso dos nossos gestores com a inovação, a transparência e a eficiência na administração pública. Ao longo dos anos, acompanhei de perto o impacto transformador que iniciativas bem planejadas geram na vida das pessoas, inclusive em Patos de Minas, que já recebeu este conhecimento algumas vezes. Como presidente da AMM, acredito que cada edição do prêmio inspira prefeitos e equipes a compartilharem soluções que fazem diferença no dia a dia da população. Que este reconhecimento continue estimulando boas ideias, fortalecendo a gestão pública e valorizando quem trabalha, com dedicação, para melhorar a vida dos mineiros.”
Cronograma
- *Inscrição e candidatura: de 02/12/2025 a 24/02/2026
- *Avaliação dos Projetos: de 25/02/2026 a 13/03/2026
- *Contato e visita às prefeituras selecionadas: de 16/03/2026 a 20/03/2026
- *Visita técnica in loco: de 23/03/2026 a 17/04/2026
- *Cerimônia e premiação: durante o 41º Congresso Mineiro de Municípios
Conheça os eixos
Assistência Social: visa premiar os Municípios que trabalharam para a melhoria da qualidade, implementação e proposição da Política do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e conhecer as boas práticas, com vista a garantir a proteção social a indivíduos, famílias e à comunidade, através do combate à pobreza, à exclusão social e a contingências sociais e oferecer amplas possibilidades para promoção do desenvolvimento social nos Municípios mineiros.
Cultura: O prêmio para o eixo de CULTURA visa premiar os Municípios que elaboraram apresentações culturais das formas mais diversificadas possíveis, usaram para a prática da cultura praças e locais de lazer públicos, priorizaram a cultura no âmbito audiovisual; fizeram uso de recursos públicos das leis Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc, como visa também conhecer as boas práticas e divulgá-las para o desempenho da Cultura.
Esporte: O prêmio para o eixo de ESPORTE visa premiar os Municípios que elaboraram campeonatos com mais categorias distintas, usaram para a prática esportiva praças e locais de lazeres públicos, priorizaram o esporte para a terceira idade, e conhecer as boas práticas, com vista a divulga-las para o desempenho do Esporte.
Saúde: O prêmio para o eixo de saúde tem como objetivo dar visibilidade às práticas de saúde da gestão municipal que trabalharam para a melhoria da qualidade, assistência, gestão, implementação e proposição de política pública no SUS, com o objetivo de estimular, fortalecer e divulgar essas ações de saúde, com vista a replicar as mais valias a todos os Municípios.
Avaliação
A responsabilidade pela atribuição do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal recai sobre a Comissão Avaliativa, composta por membros representantes da entidade e órgãos do Governo Estadual, além de instituições acadêmicas ou parceiras. Todos os integrantes são profissionais experientes na área de gestão pública municipal.
“Os avaliadores assumem uma função de extrema seriedade, incumbidos de analisar minuciosamente o processo de implantação e operação da prática de gestão submetida pela prefeitura ao prêmio. Essa análise é realizada com base nas informações fornecidas no projeto da Prática de Gestão, exigindo-se um olhar crítico e aprofundado,’’ explica o coordenador das áreas técnicas da AMM, Guilherme Levy.
Segundo ele, “é imperativo que os avaliadores ajam de maneira a garantir o estrito cumprimento de todos os requisitos relacionados à compreensão dos aspectos fundamentais da gestão pública municipal, bem como à coerência e imparcialidade do processo de avaliação. É crucial que respeitem quaisquer conflitos de interesse que possam surgir, mantendo a integridade e a credibilidade do processo de seleção”.
Sobre o Prêmio
Cumprindo a missão de impulsionar os municípios para uma gestão eficiente, a AMM criou o Prêmio, em 2010, com o desafio de envolver a administração pública municipal na abertura de novos caminhos por meio da divulgação de práticas que foram bem-sucedidas, em municípios de todas as regiões de Minas Gerais.
O prêmio é promovido anualmente e destaca as prefeituras que tiveram iniciativas inovadoras e eficazes na gestão pública e contribuem para a modernização e melhoria dos serviços públicos.
A AMM estará disponível para prestar todas as orientações de como participar do Prêmio, assegurando o atendimento aos critérios estabelecidos.
Em caso de dúvidas e/ou informações adicionais, as prefeituras poderão: encaminhar e-mail para (premio@amm-mg.org.br) e/ou solicitar atendimento via WhatsApp (31.2125-2400 – Opção 16 – Prêmio AMM).





