Inscrições abertas para o 13º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal

Estão abertas as inscrições para o 13º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal, uma ação da Associação Mineira de Municípios, que busca reconhecer e valorizar os projetos inovadores implementados pelas prefeituras mineiras. Gestores e equipes municipais têm até o dia 25 de fevereiro para inscrever as iniciativas em  quatro eixos da administração pública municipal: Desenvolvimento Econômico, Educação, Meio Ambiente e Turismo.

A premiação visa mostrar que é possível inovar no âmbito público municipal, transformando os projetos bem-sucedidos de políticas públicas em mecanismos para uma gestão moderna, voltada para resultados efetivos, contribuindo no desenvolvimento municipal e na qualidade de vida dos cidadãos.

Confira o edital e inscreva-se aqui. https://premio.amm-mg.org.br.

Para participar, é necessário que os projetos tenham sido implementados até dezembro de 2024 e que demonstrem resultados comprovados. As inscrições devem ser realizadas pelo hotsite do Prêmio de Boas Práticas, onde também está disponível o regulamento completo. Clique aqui para acessar.

Os vencedores serão anunciados durante cerimônia especial no 40º Congresso Mineiro de Municípios, que ocorrerá em maio de 2025. Além do reconhecimento, as prefeituras premiadas terão a oportunidade de compartilhar suas experiências de sucesso, inspirando outras gestões municipais.

 “Receber o “Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal” é mais do que um reconhecimento: é reafirmar o compromisso com a inovação, a eficiência e a entrega de serviços de qualidade, colocando o cidadão no centro das transformações que tornam a gestão pública mais moderna e eficiente”, ressalta o presidente da AMM e 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Dr. Marcos Vinicius.

Cronograma

*Inscrição e candidatura: de 06/01/2025 a 21/02/2025

*Avaliação dos Projetos: de 24/02/2025 a 14/03/2025

*Contato e visita às prefeituras selecionadas: de 17/03/2025 a 19/03/2025

*Visita técnica in loco: de20/03/2025 a 15/04/2025

*Cerimônia e premiação: durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios

Conheça os eixos

Desenvolvimento Econômico: Reconhece municípios que impulsionam o empreendedorismo local, favorecendo a criação de novos negócios e o crescimento sustentável. Destaca melhorias na desburocratização, redução de custos administrativos e políticas públicas que promovem o desenvolvimento econômico, com foco em micro e pequenas empresas, criando um ambiente favorável e resiliente para o empreendedorismo.

Educação: Visa contemplar municípios com práticas de gestão que promovam a melhoria da qualidade da Educação Básica pública, o desenvolvimento da comunidade escolar, a participação efetiva da sociedade e da família na escola, a diminuição da evasão escolar, a valorização e qualificação dos profissionais da educação, a melhoria dos gastos públicos e a modernização da gestão.

Meio Ambiente: Tem como objetivo contemplar municípios que fomentam medidas de controle ambiental em consonância com a legislação ambiental federal e estadual, ou seja, promovendo a sustentabilidade municipal, adotando medidas de controle sobre resíduos sólidos urbanos, efluentes sanitários, coleta seletiva, qualidade do ar, projeto de descarbonização, abastecimento de água, racionalizando o uso de recursos naturais.

Turismo: Tem como objetivo premiar os municípios que trabalharam em prol do desenvolvimento do setor, considerando as realidades e especificidades, com foco na melhoria de vida dos munícipes; na qualidade dos serviços prestados aos turistas; no envolvimento da cadeia produtiva local e inclusão social; na criação de políticas públicas e nos critérios objetivos para o desenvolvimento do setor; no respeito aos princípios da sustentabilidade econômica, ambiental, sociocultural e político-institucional.

Avaliação

A responsabilidade pela atribuição do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal recai sobre a Comissão Avaliativa, composta por membros representantes da entidade e órgãos do Governo Estadual, além de instituições acadêmicas ou parceiras. Todos os integrantes são profissionais experientes na área de gestão pública municipal.

“Os avaliadores assumem uma função de extrema seriedade, incumbidos de analisar minuciosamente o processo de implantação e operação da prática de gestão submetida pela prefeitura ao prêmio. Essa análise é realizada com base nas informações fornecidas no projeto da Prática de Gestão, exigindo-se um olhar crítico e aprofundado,’’ explica o coordenador das áreas técnicas da AMM, Guilherme Levy.

Segundo ele, “é imperativo que os avaliadores ajam de maneira a garantir o estrito cumprimento de todos os requisitos relacionados à compreensão dos aspectos fundamentais da gestão pública municipal, bem como à coerência e imparcialidade do processo de avaliação. É crucial que respeitem quaisquer conflitos de interesse que possam surgir, mantendo a integridade e a credibilidade do processo de seleção”.

Sobre o Prêmio

Cumprindo a missão de impulsionar os municípios para uma gestão eficiente, a AMM criou o Prêmio, em 2010, com o desafio de envolver a administração pública municipal na abertura de novos caminhos por meio da divulgação de práticas que foram bem-sucedidas, em municípios de todas as regiões de Minas Gerais.

O prêmio é promovido anualmente e destaca as prefeituras que tiveram iniciativas inovadoras e eficazes na gestão pública e contribuem para a modernização e melhoria dos serviços públicos.

Confira o edital e inscreva-se aqui. https://premio.amm-mg.org.br. Mais informações pelo WhatsApp (31) 2125-2400 (opção 16)

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR