O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou a atualização do Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE). Há mais de uma década, o Inep é responsável pelo monitoramento periódico do PNE, produzindo e divulgando dados e análises que subsidiam a formulação e a avaliação de políticas públicas educacionais.
A ferramenta permite acompanhar a evolução dos indicadores das 20 metas previstas no plano. O painel está disponível no ambiente Inep Data, plataforma de painéis interativos desenvolvida com tecnologia de Business Intelligence (BI), que facilita a visualização e a análise dos dados educacionais de forma dinâmica e acessível.
Durante o encontro, os participantes puderam conhecer a atualização dos dados que subsidiam o acompanhamento do cumprimento das metas educacionais. Os indicadores são apresentados por meio de gráficos e tabelas, o que facilita a visualização do progresso em áreas como educação infantil, ensino fundamental e médio, formação de professores, financiamento da educação, entre outras.
A diretora de Estudos Educacionais do Inep, Maria Teresa Gonzaga Alves, destacou que o Painel de Monitoramento do PNE tem como objetivo fortalecer a transparência e subsidiar gestores, pesquisadores, educadores e a sociedade civil com informações relevantes para a formulação de políticas públicas educacionais.
A atualização do painel reflete o compromisso contínuo do Inep em oferecer informações qualificadas para subsidiar a tomada de decisão dos gestores educacionais.
Painel de Monitoramento
Lançado em 2016, o Painel de Monitoramento do PNE passou por importantes atualizações em 2022, que possibilitaram o cruzamento de variáveis e a análise em nível municipal, tornando a ferramenta ainda mais acessível e útil para gestores e pesquisadores.
Os resultados são apresentados por meio de indicadores calculados pelo próprio Inep, com bases de dados abertas e fichas técnicas disponíveis para cada um deles. As informações são atualizadas anualmente e, nos anos pares, coincidem com os ciclos de monitoramento previstos na Lei do PNE, cuja responsabilidade é atribuída ao Instituto.
Confira o Painel de Monitoramento do PNE – Edição 2025 (aqui).