INCA alerta gestores para mudança nas diretrizes do rastreamento do câncer do colo do útero

A Divisão de Detecção Precoce e Organização de Rede do INCA produziu nota técnica informando gestores sobre a atualização das Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero. As diretrizes estão sendo atualizadas para atender as recomendações de utilização do teste DNA-HPV, com definição de faixa etária e de periodicidade de rastreamento.

Para isso, há uma série de medidas que devem ser adotadas previamente à introdução do teste, tais como: elaboração da estratégia de convocação das pessoas elegíveis para o rastreamento, estruturação da rede para o seguimento da população com exames alterados e monitoramento/avaliação das ações.

A nota técnica alerta para a necessidade de que todos os gestores estaduais e municipais em saúde precisam se organizar para empregar as ações necessárias para a estruturação da Rede de Atenção à Saúde, em sua respectiva área de atuação, de forma a se prepará-la para iniciar o rastreamento do câncer do colo do útero com o teste DNA-HPV. As diretrizes com as recomendações devem ser publicadas no segundo semestre deste ano.

Leia a íntegra da Nota AQUI para os gestores sobre a mudança no método do rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil.

Mais informações com a assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.

Fonte: Oncoclínicas – https://artritereumatoide.blog.br/cancer-de-colo-do-utero-90-dos-casos-da-doenca-estao-relacionados-a-incidencia-de-hpv-entre-mulheres/

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR