Tutorial da CNM auxilia os municípios no preenchimento do Módulo de Inclusão de Tributos
Entrou em vigor o Módulo de Inclusão de Tributos (MIT), documento que traz mudanças significativas no cumprimento das obrigações acessórias e tributárias. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) disponibilizou um tutorial exclusivo sobre o preenchimento correto do MIT. O material tem como objetivo orientar os servidores municipais responsáveis sobre os procedimentos necessários para a correta inserção das informações no sistema.
Com a implementação do MIT, a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) modelo tradicional será extinta. Com isso, a DCTFWeb se consolida como o principal meio de confissão de dívidas tributárias. Para os municípios, essa mudança representa a necessidade de adaptação ao novo formato de declaração e recolhimento de tributos. Nesse contexto, o tutorial elaborado pela entidade vai auxiliar os contadores municipais nesse processo de transição.
O MIT será uma ferramenta essencial para garantir a transparência e a conformidade na apuração e no recolhimento de tributos federais. No caso dos municípios, especialmente da Contribuição para Formação do Patrimônio do Servidor (Pasep) e da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Codecine).
Passo a passo
No tutorial, os profissionais encontrarão um passo a passo detalhado sobre o preenchimento do módulo, esclarecendo dúvidas comuns e garantindo que os dados sejam lançados corretamente.
O correto preenchimento do MIT evita inconsistências e assegura que os municípios estejam em conformidade com as exigências fiscais.
Em caso de dúvida, os servidores podem entrar em contato com a equipe técnica de Contabilidade Municipal da Confederação e tirar suas principais dúvidas.
Acesse aqui o manual do MIT e as perguntas e respostas da DCTFWEB elaborados pela Receita Federal. Acesse mais orientações em uma live do Conselho Federal de Contabilidade.
Confira o passo a passo feito pela CNM ou baixe o material na Biblioteca Digital.
Fonte: Agência CNM de Notícias
Foto: Pixabay