Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Encontro “Municípios Unidos” cobra investimentos e destaca o protagonismo do interior do estado em Patos de Minas

Evento reuniu lideranças políticas e gestores públicos de 80 municípios para definir prioridades e fortalecer o interior

A cidade de Patos de Minas sediou, nesta sexta-feira (10/10), o Encontro Regional Municípios Unidos – Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste. Com o tema “A força do interior que move Minas e o Brasil”, o encontro reuniu mais de 80 municípios e lideranças políticas para discutir o papel estratégico das regiões no fortalecimento do desenvolvimento econômico e social do estado.

Na avaliação do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, o encontro reforçou a importância do municipalismo e o protagonismo das cidades do interior.

“Este encontro marca o início do novo bloco que estamos formando. Essas três regiões são celeiros e polos de desenvolvimento. A nossa intenção é estarmos unidos e garantir que os recursos sejam aplicados em nossas regiões para que tenhamos condições de atrair novos investimentos e mantê-los por aqui”, destacou Falcão.

Promovido pelas microrregionais Amapar, Amimg, Amvap, Amnor e Amvale, com o apoio da AMM, o encontro contou com debates sobre temas estratégicos, como infraestrutura, políticas públicas, sustentabilidade e integração regional, com foco em promover soluções conjuntas para os desafios enfrentados pelos municípios mineiros.

A prefeita de Uberaba e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), Elisa Gonçalves de Araújo, acredita que o encontro é fundamental para cobrar melhorias na infraestrutura de região. “Temos uma posição logística importante para o escoamento da nossa produção e a infraestrutura de abastecimento dos nossos municípios precisa ser melhorada”, ressaltou.

Carta dos Municípios Unidos

Um dos principais resultados do encontro foi a elaboração de uma carta conjunta dos prefeitos das regiões. O documento reúne as principais demandas, inclusive a recuperação e pavimentação de estradas e rodovias, além da ampliação do acesso à saúde com foco na estruturação de hospitais e fortalecimento da atenção básica.

O presidente da Associação dos Municípios do Noroeste de Minas (Amnor) e prefeito de Riachinho, Neizon Rezende, destaca a importância do documento. “Infraestrutura e saúde são prioridades em qualquer gestão. A nossa intenção é trabalhar para que nossas regiões continuem avançando”, ressaltou.

A carta será encaminhada aos governos estadual e federal como forma de reforçar o diálogo entre os municípios e os entes estaduais e federais.

Durante o encontro, o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Paranaíba (Amvap) e prefeito de Cachoeira Dourada, Aleandro Francisco da Silva, lembrou a importância da construção de uma ponte ligando Minas Gerais ao estado de Goiás. “Essa ponte seria fundamental para o escoamento da produção e o fortalecimento do turismo local”, pontuou.

Já o prefeito de Patrocínio e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paranaíba (Amapar), Gustavo Brasileiro, alertou para a concentração de recursos na União e a escassez de repasses aos municípios.