Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Em março, Caravana AMM chega a duas regiões de Minas com capacitação e construção de Carta Municipalista com demandas locais

Caravana AMM

Projeto estará em Governador Valadares e Novo Cruzeiro promovendo diálogo político, atendimentos técnicos e curso gratuito de captação de recursos

A Associação Mineira de Municípios (AMM) dará sequência à Caravana AMM em março, contemplando duas importantes regiões do estado com uma programação voltada ao fortalecimento da gestão pública municipal. A iniciativa passará pela região do Rio Doce, em Governador Valadares, nos dias 3 e 4 de março, e, na sequência, pela região do Jequitinhonha e Mucuri, em Novo Cruzeiro, nos dias 5 e 6 de março.

Em ambos os municípios, a Caravana AMM promove dois dias de atividades que combinam diálogo político, atendimento técnico especializado e capacitação gratuita, reunindo prefeitos, vereadores, secretários, gestores e servidores municipais.

As inscrições para participar da Caravana AMM são gratuitas e podem ser feitas pelo link :https://central.amm-mg.org.br

Programação

No primeiro dia, a programação tem caráter mais institucional e político, com foco na escuta ativa dos gestores locais. O destaque é a construção conjunta da Carta Municipalista, documento que reúne as principais demandas de cada região e será encaminhado aos governos estadual e federal. Além disso, os participantes terão acesso a atendimentos técnicos individualizados com os assessores da AMM, nas áreas de economia e finanças municipais; captação de recursos e convênios; e jurídico, governança e reforma tributária.

A abertura oficial ocorre às 9h, seguida, às 10h, de reunião do presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, com os prefeitos da região, momento em que também será realizada a leitura da Carta Municipalista. No período da tarde, das 14h às 17h, acontecem os atendimentos técnicos.

Já o segundo dia é dedicado à capacitação técnica, com a realização do curso gratuito “Captação de Recursos e Convênios”, das 8h às 17h, ministrado pela professora Adriana Catarina, gestora de convênios municipais e consultora especializada em gestão pública. O curso tem como objetivo capacitar profissionais para a captação de recursos para prefeituras e Organizações da Sociedade Civil, em conformidade com a legislação estadual e federal, incluindo o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).

A capacitação aborda temas como transferências estaduais e federais, funcionamento do Transferegov, emendas parlamentares, transferências especiais, editais, fontes reembolsáveis, leis de incentivo (cultura, esporte, resíduos sólidos, criança e adolescente, idoso), além de captação junto a empresas, indivíduos, organismos nacionais e internacionais e financiamento coletivo.

Para o presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, a Caravana reforça o compromisso da entidade com o municipalismo e com a qualificação da gestão local.  “Ao levar capacitação e atendimento técnico para o interior, reforçamos nossa missão de fortalecer a gestão pública e dar voz às demandas regionais. A Caravana AMM é um projeto pensado para ouvir de perto os municípios, compreender suas realidades e, juntos, construir soluções em defesa dos cidadãos mineiros”, destaca.

Sobre a Caravana AMM

Com o tema “Ouvir para propor”, o projeto é uma iniciativa da Associação Mineira de Municípios (AMM), com apoio das microrregionais e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A Caravana AMM já passou por Divinópolis, no Centro-Oeste; Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata; Machado, no Sul de Minas e Conceição do Mato Dentro, na região Central.

As edições anteriores reuniram centenas de gestores públicos e resultaram na elaboração de Cartas Municipalistas regionais, com demandas prioritárias nas áreas de saúde, segurança pública, infraestrutura, finanças e desenvolvimento econômico.

As inscrições para participar da Caravana AMM são gratuitas e podem ser feitas pela Central do Associado da AMM:https://central.amm-mg.org.br

pt_BR
pt_BR