Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Divinópolis abre com sucesso a primeira edição da Caravana AMM na região Centro-Oeste

No evento, foi produzida e aprovada a Carta de Demandas, com as reivindicações dos municípios da região

A Associação Mineira de Municípios (AMM) realizou, nesta terça-feira (2/9), a abertura da primeira edição da Caravana AMM, em Divinópolis. O evento reuniu 200 pessoas de 46 municípios da região Centro-Oeste, incluindo prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de câmaras, secretários e outras lideranças. A abertura política foi considerada um sucesso e marcou o início de uma programação voltada ao fortalecimento do municipalismo no interior de Minas Gerais.

Participaram da solenidade o prefeito de Divinópolis, Gleidson Azevedo, e a vice-prefeita, Janete Aparecida. Ambos destacaram a renovação da atuação da AMM com a atual gestão. “Eu nunca fui fã da AMM, mas eu já vejo a mudança na prática. Porque, desde que eu fui prefeito, nunca recebi mensagem da AMM, mas, desde que o Falcão assumiu, eu venho recebendo pelo menos de dois em dois dias. Antigamente, a Associação era só cabide de emprego, mas, agora, vemos a representatividade do Falcão, querendo e trabalhando para que a gente fique cada dia mais forte”, disse o prefeito anfitrião.

Durante a abertura, o presidente da entidade e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, reforçou a importância da iniciativa em levar a AMM para o interior do Estado. “Esses encontros engrandecem as ações da AMM e cumprem a missão da entidade: capacitar prefeitos e gestores, além de levar a pauta municipalista e defender os principais interesses dos cidadãos que vivem nos municípios”, afirmou.

Na sequência da abertura política da Caravana AMM, a programação contou com a palestra magna “Os impactos da Reforma Tributária para os Municípios”, ministrada por Gustavo Terra Elias, auditor de Controle Externo do TCEMG. Ao mesmo tempo, técnicos da AMM atenderam os participantes, com orientações práticas em áreas como Educação, Assistência Social, Captação de Recursos e Convênios.

Carta de Demandas

Um dos principais eixos da Caravana, em todas as regiões de Minas, será a elaboração da Carta de Demandas. Em Divinópolis, foi construída de forma coletiva com a participação dos gestores locais e o apoio das associações microrregionais AMVI e AMASF, com o objetivo de debater as principais demandas municipalistas e propor encaminhamentos ao Governo Estadual e ao Governo Federal.

Após ampla discussão, os representantes municipais deliberaram e aprovaram a Carta Municipalista de Divinópolis, contendo pautas prioritárias.

Demandas ao Governo do Estado de Minas Gerais

– Funcionamento do Hospital regional;
– Recursos para os alunos Neurodivergentes;
– Terceira faixa AMG 0345 – Carmo do Cajuru a Divinópolis;
– Discutir os repasses do custeio do Transportes Escolar;
– Discutir valores gastos pelos municípios com obrigações do Estado;
– Asfalto BR 824 – Doresópolis a Iguatama;
– Melhora no atendimento da Cemig aos municípios.

Demandas ao Governo Federal

– Duplicação da BR 494;
– Reestruturação da BR 354, principalmente no município de Arcos;
– Discutir valores gastos pelos municípios com obrigações da União;
– Funcionamento do Hospital regional;
– Duplicação da BR 146 do trecho entre São Roque e Tapira.

Lei a carta na íntegra aqui.

Programação

A Caravana AMM segue ainda nesta quarta (3/9) com foco na capacitação técnica, incluindo o curso sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), promovido pela Escola de Gestão Municipalista (EGM), além da continuidade dos atendimentos técnicos aos gestores e servidores municipais.

Com grande adesão e engajamento, a primeira edição da Caravana AMM consolida-se como um marco para aproximar a entidade das regiões mineiras, levando capacitação e defendendo as principais pautas municipalistas em todo o Estado.