Dia Mundial da Doação de Leite Humano ressalta importância do abastecimento dos bancos de leite dos municípios mineiros

O Dia Mundial da Doação de Leite Humano é comemorado em 19 de maio e simboliza a união de esforços para proteger a vida de milhões de crianças em todo o mundo, sensibilizando e estimulando a sociedade para o ato da doação. A campanha deste ano do Dia Mundial de Doação de Leite Humano tem o slogan “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho”.

O leite humano tem ainda características de prevenção de diarreia, de doenças cardiovasculares, de diabetes; e é um alimento contra infecções. A mulher que doa leite humano está ajudando e apoiando a vida saudável de outro bebê. A média é de 40 recém-nascidos prematuros internados no IFF/Fiocruz por mês.

Como doar

Para se tornar doadora, a mulher deve ligar para o banco de leite do IFF/Fiocruz, no número gratuito 0800 026 8877, e se cadastrar. São solicitados os últimos exames pré-natais. Ao fazer o cadastro, a mãe recebe orientação sobre como extrair e colher o leite.

Imediatamente após a coleta, o leite deve ser congelado em frascos de vidro esterilizados, que a mãe recebe do banco de leite humano, e etiquetados. O material pode permanecer congelado por 15 dias. Na semana seguinte, representantes do IFF recolhem o leite congelado na casa da doadora e deixam mais frascos e etiquetas.

As mães não devem fumar, nem fazer uso de bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas. Serão doadoras durante o tempo que quiserem. Não há restrição quanto ao volume doado. O leite doado aos BLHs e Postos de Coleta passa por rigoroso processo de seleção, classificação e pasteurização até que esteja pronto para ser distribuído com qualidade certificada a bebês internados em unidades de terapia intensiva neonatais.

As mulheres em fase de amamentação que se interessem em doar ou tirar dúvidas podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano (BLH) do IFF/Fiocruz pelos números 0800 026 8877, (21) 2554-1703 ou (21) 9 8508-6576 (whatsapp).

No dia 23, o banco de leite humano do IFF/Fiocruz promoverá um evento de celebração com as mães doadoras e mães dos recém-nascidos prematuros internados na UTI Neonatal da instituição. Durante todo o mês de maio, a unidade está oferecendo o Curso de Aconselhamento em Aleitamento Materno para os seus profissionais de saúde.

Fonte: Agência Brasil

Mais informações com a assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR