A última semana deste mês é marcada pelo reforço da campanha Setembro Vermelho, focada na conscientização e na prevenção das doenças cardiovasculares, principal causa de morte no Brasil. O objetivo é alertar sobre os riscos e incentivar hábitos saudáveis. Este mês foi escolhido para a campanha devido à celebração do Dia Mundial do Coração, em 29/9.
Criada pela Federação Mundial do Coração, com apoio das Nações Unidas, a campanha destaca a importância do coração para a saúde integrada. As doenças do coração, não escolhem idade, prevalecendo a necessidade de se falar sobre prevenção, adesão ao tratamento e acompanhamento médico.
O coração é um dos órgãos que mais trabalha ao longo da vida, responsável por garantir energia e vitalidade em cada momento do nosso dia. Por isso, dar atenção à saúde cardiovascular é essencial para prevenir doenças e viver com mais qualidade.
Hábitos como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente, controlar a pressão arterial e ir a consultas de rotina fazem diferença hoje e no futuro.
Como cuidar do coração
– Faça check-ups cardiológicos (consultas médicas regulares e exames).
– Pratique atividade física regular, após orientação médica.
– Tenha uma dieta equilibrada, rica em alimentos saudáveis.
– Não fume, pois o tabagismo está ligado a doenças cardiovasculares.
– Evite o consumo excessivo de álcool.
– Busque um ritmo de vida mais tranquilo.
Fontes para pesquisa: Sociedade Brasileira de Cardiologia e Hospital Sírio-Libanês
Assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, WhatsApp (31) 2125-2400.




