Neste mês, a AMM reforça a importância da campanha Outubro Rosa, um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, criado no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.
A campanha é dedicada também à conscientização dos perigos do câncer de colo de útero. No Brasil, o câncer de colo do útero é o que mais mata mulheres até os 35 anos de idade e o 2º que mais mata mulheres até os 60 anos de idade.
Câncer de mama
O câncer de mama está associado a fatores hormonais, genéticos, comportamentais e ambientais, como sedentarismo, obesidade e consumo de álcool.
– Mais de 73 mil novos casos por ano.
– Alimentação saudável e atividade física podem reduzir o risco de ter a doença.
– A mamografia de rotina é recomendada para mulheres de 40 a 74 anos.
Câncer do colo do útero
O câncer do colo do útero está relacionado à infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV) de alto risco oncogênico, sendo eles os tipos 16 e 18, que estão presentes em 70% dos casos de neoplasias do colo do útero.
– Mais de 17 mil novos casos por ano.
– A prevenção é feita pela vacina HPV.
– Meninas e meninos de 9 a 14 anos devem se vacinar.
– O exame preventivo é recomendado para mulheres de 25 anos a 64 anos, anualmente.
Mamografia ampliada
O Ministério da Saúde vai garantir o acesso à mamografia no SUS a mulheres de 40 a 49 anos mesmo sem sinais ou sintomas de câncer. Essa faixa etária concentra 23% dos casos da doença e a detecção precoce aumenta as chances de cura.
A idade limite, que até então era de 69 anos, passará a ser até 74 anos. Quase 60% dos casos da doença estão concentrados dos 50 aos 74 anos e o envelhecimento é um fator de risco para o câncer de mama.
A recomendação para as mulheres a partir dos 40 anos é que o exame seja feito sob demanda, em decisão conjunta com o profissional de saúde
Boletim
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o câncer de mama é o mais diagnosticado no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de casos anuais e 685 mil mortes em 2020. Já o câncer de colo do útero é o quarto mais comum entre as mulheres, com 604 mil novos casos e 342 mil óbitos no mesmo ano.
Confira o boletim completo do Ministério da Saúde AQUI.
Assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, WhatsApp (31) 2125-2400.