Os municípios mineiros podem participar do programa, que trabalha conceitos por meio das linhas de ação “Consumo Consciente” e “Gestão de Resíduos”
A Associação Mineira de Municípios (AMM) foi sede, nesta quarta-feira (18/12), do 15° Fórum Interinstitucional AmbientAÇÃO, promovido pela Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), com apresentação de resultados e troca de experiências sobre a implementação de boas práticas ambientais.
O programa foi criado em 2003, pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) de Minas Gerais, na gestão do presidente José Cláudio Junqueira, com o objetivo de promover a educação e a gestão ambiental dentro do serviço público estadual, focado em consumo consciente e gestão de resíduos.

“O AmbientAção foi criado para o funcionalismo público estadual, para as organizações estaduais, mas também tem permitido a adesão de alguns municípios. Então, o município querendo participar do programa é só entrar em contato com a coordenação. É muito importante a AMM receber este Fórum, pois se torna possível levar ideias aos municípios”, afirmou José Cláudio, que é engenheiro e trabalha, atualmente, como professor.
Linhas de ação
O AmbientAÇÃO tem como objetivo formar uma cultura organizacional que incentive o questionamento crítico no que tange à dimensão ambiental dos impactos no mundo, bem como o potencial de reduzi-los, por meio da apropriação dos conceitos das linhas de ação “consumo consciente” e “gestão de resíduos”.
No programa, são reforçados os conceitos dos oito Rs, por meio das linhas de ação “Consumo Consciente” e “Gestão de Resíduos”:
– Repensar,
– Reduzir,
– Reutilizar,
– Recusar,
– Respeitar,
– Responsabilizar-se,
– Repassar,
– Reciclar.
Atualmente, o programa faz parte da Deari (Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais), que integra a Suga (Superintendência de Gestão Ambiental) da Suges (Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento) da Semad, desenvolvendo as linhas de ação “Consumo Consciente” e “Gestão de Resíduos”, por meio da promoção de campanhas educativas e da difusão de boas práticas.
Mais informações sobre o programa na Semad (aqui).
Assessor técnico de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, WhatsApp (31) 2125-2400.





