Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

AMM participa do 15º Encontro dos Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais em Divinópolis

Fortalecer e consolidar os consórcios como instrumentos essenciais de gestão pública foi o tema do 15º Encontro dos Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais, nos dias 18 e 19 de novembro de 2025, em Divinópolis. O assessor técnico da área de Consórcios da AMM, Eduardo Amorim, participou do evento, ao lado do Diretor regional Centro-Oeste da Associação Mineira de Municípios e prefeito de Santo Antônio do Monte, Leo Camilo, que representou o presidente da entidade, Luís Eduardo Falcão.

“Estou no meu quarto mandato como prefeito. Digo a vocês: os consórcios são instrumentos fundamentais para os gestores e para as pessoas, porque dão celeridade aos processos, atendem melhor, dão oportunidade a todas as prefeituras, independentemente do tamanho do município. A gente torce para que os consórcios continuem crescendo”, ressaltou o diretor da AMM.

 Com o tema “Consórcios Intermunicipais: expansão, sustentabilidade e desafios futuros na gestão colaborativa”, o evento reuniu gestores públicos, especialistas e representantes estaduais para dois dias de debates técnicos e estratégicos sobre o papel dos consórcios como instrumentos de desenvolvimento regional e fortalecimento da gestão pública.

O primeiro dia foi voltado à temática do planejamento, desenvolvimento econômico e inovação governamental. Foram abordadas questões como REURB, liberdade econômica, turismo e a utilização dos consórcios como plataforma estruturante de políticas públicas regionais. Também houve um painel dedicado às soluções integradas para o futuro, destacando o planejamento urbano, o saneamento e as parcerias público-privadas.

O segundo dia do encontro teve foco exclusivo na área da saúde, destacando o papel dos consórcios como agentes estruturantes da regionalização e da articulação entre os entes federados. Outro tema em destaque foi a integração entre os níveis de governo, considerando os consórcios como elo entre as esferas municipal, estadual e federal.

Para Eduardo Amorim, “de forma geral, o evento reafirmou que os consórcios públicos têm papel central na reorganização do Estado e na eficiência da gestão pública, especialmente nas áreas de saúde, planejamento territorial, infraestrutura, governança, compliance e inovação tecnológica. O encontro também sinalizou a necessidade de maior articulação institucional, aperfeiçoamento legislativo e fortalecimento das políticas públicas em rede”.

Assessor técnico da área de Consórcios da AMM, Eduardo Amorim, WhatsApp (31) 2125-2400.

pt_BR
pt_BR