AMM participa da solenidade de celebração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial

A assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, representou o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, na solenidade de celebração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, no dia 19 de maio, na Associação Mineira do Ministério Público (AMMP).

No dia 18 de maio, comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data traz na bagagem a história da luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, principalmente ao combate à ideia de que era necessário isolar as pessoas com a adoção de tratamentos contraditórios, o que só aumentava os preconceitos relacionados à saúde mental.

Foi na década de 1970 que o Movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil teve início. O Encontro Nacional dos trabalhadores de Saúde Mental, em Bauru, no estado de São Paulo, e a I Conferência Nacional de Saúde Mental foram dois marcos importantes da luta pela reforma psiquiátrica no País.

No evento promovido pela AMMP, além da apresentação das questões importantes que envolvem a área de saúde mental dos municípios foi apresentado o documentário “Em nome da razão”, dirigido pelo cineasta mineiro Helvécio Ratton e produzido pelo Grupo Novo de Cinema e TV e pela Associação Mineira de Saúde Mental. A fotografia é de Diliny Campos; a montagem, de José Tavares Barros e o texto narrado, do psiquiatra Antonio Simone e retrata a tragédia vivida pelos milhares de internos do Hospital Colônia de Barbacena, em Minas Gerais, que refletia o cenário nacional nos idos de 1979. O filme é um marco da luta e da reforma política de saúde mental no Brasil e desencadeou muitas discussões e mobilização da opinião pública relativa à necessidade de urgente transformação. 

Mais informações com a assessora técnica de Saúde da AMM, Juliana Marinho, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR