Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

AMM nas Macros reuniu cerca de 300 pessoas no município de Teófilo Otoni

No evento, Dr. Marcos Vinicius apresentou sugestão de retenção de ICMS do lítio na região e da formação de consórcio da Defesa Civil para atender os municípios

Capacitação, desenvolvimento da região do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, aumento da arrecadação dos municípios e controle financeiro dos primeiros 100 dias de governo foram os destaques da abertura da terceira edição do AMM nas Macros, promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM), nesta quinta-feira (30), com a presença de mais de 270 pessoas, em Teófilo Otoni.

Na abertura solene do evento, o presidente da AMM e 1º vice-presidente da CNM, Dr. Marcos Vinicius, propôs o beneficiamento do lítio e a retenção de impostos para a região do Vale do Jequitinhonha e Mucuri. “Quando surgiu a oportunidade da extração do lítio nesta região, eu sugeri ao governador a fazer um arranjo produtivo, inclusive que o imposto arrecadado com o beneficiamento fique na região, pois, por enquanto, há apenas a etapa da extração. Então, é preciso impulsionar a empresa para beneficiar o lítio e que o ICMS arrecadado fique aqui por alguns anos, para fortalecer as políticas públicas locais”, reforçou o presidente da AMM.

Outra sugestão do presidente da AMM com foco no desenvolvimento regional foi a proposta da formação de um consórcio da Defesa Civil no Vale do Aço. “Se fizermos um consórcio poderemos trabalhar de maneira preventiva, com uma equipe robusta para fazer o planejamento do que a gente precisa no dia a dia.”

O presidente reforçou, ainda, as bandeiras que a entidade vai trabalhar neste momento, entre elas, a reforma tributária, o atendimento com qualidade às crianças neurodivergentes e o aumento do Piso do Magistério, além de ressaltar as ferramentas e serviços disponibilizados pela AMM.

Na avaliação do prefeito anfitrião, de Teófilo Otoni, e presidente da Amuc, Fábio Marinho dos Santos, o AMM nas Macros tem a importante função de levar capacitação aos gestores e serviços públicos, além de ampliar a rede de relacionamento entre os prefeitos. “Parabenizo o Dr. Marcos pela gestão e a condução da Associação Mineira de Municípios. Nós precisamos fortalecer o municipalismo. Convido os prefeitos que ainda não são afiliados à Amuc e à AMM para se juntarem a nós. Precisamos deixar de lado questões ideológicas e discutirmos, juntos, os pontos mais importantes para os nossos municípios”, ressaltou o prefeito.

O governador Romeu Zema enviou um vídeo especificamente para o evento, quando ressaltou a eficiência do trabalho do Dr. Marcos à frente da AMM e que a Associação tem um papel importante como representante dos municípios mineiros. “Tenho certeza de que este evento é uma excelente oportunidade para a troca de informações entre os servidores municipais e os especialistas em gestão pública. Minas tem 853 municípios e o alinhamento entre eles é fundamental ao desenvolvimento econômico. Aproveito para dar os parabéns ao presidente da AMM, Dr. Marcos Vinicius, a toda equipe da instituição pela iniciativa”, ressaltou o governador.

Ao encerrar a solenidade de abertura do evento, o Secretário de Estado da Casa Civil de Minas Gerais, Marcelo Aro, falou sobre a história pessoal da família dele, com o nascimento da filha com necessidades especiais, e dos trabalhos desenvolvidos para apoio à reabilitação à pessoa com deficiência e à ampliação do teste do pezinho. “Pude, hoje, apresentar as políticas públicas do Estado de Minas Gerais e a importância da AMM que faz a interlocução entre o Governo do Estado e os novos gestores para levarem resultados práticos para a população. Mais uma vez, meus parabéns ao presidente Marcos Vinicius por fazer tudo isso, com maestria e excelência, mostrando qual é o papel do verdadeiro líder”, frisou o secretário. A abertura do evento contou com a participação, também, da coordenadora de gestão de parcerias da Codemge, Flávia Grizotte; do presidente da Ameje e prefeito de Itinga, João Bosco; do presidente da CDL Teófilo Otoni, Frank Alves; do presidente da Nova Ambaj e prefeito de Bandeira, Sidney Alves dos Santos; e do gerente regional do Sebrae Minas, Rogério Nunes, por meio de vídeo.

pt_BR
pt_BR