Entre os dias 19 a 22 de maio, a Associação Mineira de Municípios (AMM) está, mais uma vez, na capital federal para apoiar os mais de 3.000 gestores e participantes de Minas Gerais na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), reúne prefeitos e prefeitas do país inteiro, e acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
“A Marcha é um dos momentos mais importantes para fortalecer a nossa luta por justiça federativa, por mais recursos e valorização dos nossos municípios brasileiros”, ressalta o presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão.
Neste ano, a AMM inova no já tradicional estande da entidade montado na Marcha, trazendo a valorização da cultura mineira, com sua gastronomia e cenário intimista que encanta a todos, mineiros ou não. O estande está localizado no Piso Técnico, andar abaixo do piso principal da entrada do evento. O objetivo é ser um ponto de apoio aos mineiros e também para disseminar para o país inteiro a rica e gosto culinária do estado, com pão de queijo, goiabada, doce de leite, um bom cafezinho, representando a hospitalidade do povo mineiro.
Bancada mineira
A AMM também prepara a 13ª edição da reunião com a bancada mineira no Congresso Nacional, que acontece anualmente durante os dias da Marcha. O encontro será coordenado pelo presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão, que convida os prefeitos e prefeitas de todo o Estado a comparecem a Brasília e mobilizarem os deputados e senadores a participarem da reunião, que acontece nesta terça-feira, 20 de maio, às 16h, no auditório Petrônio Portela. “Este é um momento importante para apresentarmos as nossas demandas, as prioridades dos municípios mineiros, e assim, conseguirmos alcançar êxito nas demandas municipalistas para o povo de nossas cidades”, frisou Falcão.
Neste ano, a AMM defende, principalmente, três pautas fundamentais: a extensão automática da reforma da previdência aos municípios, para garantir mais equilíbrio nas contas públicas; o aprimoramento das regras de pagamento de precatórios, para que a gente possa ter previsibilidade, para que a gente possa ter previsibilidade e responsabilidade fiscal; e a substituição do indexador da dívida previdenciária municipal, que hoje penaliza muito as finanças dos municípios.
“Vamos a Brasília com força total, procure o seu deputado e a sua deputada, peça apoio e assinatura nas emendas que tratam desses três pontos; Unidos, somos muito mais fortes.”
Confira a programação da AMM na Marcha:
Dia 19/5 – segunda-feira
14h – Reunião da Diretoria e Conselho Político Ampliado da CNM (Falcão faz parte como presidente da AMM)
Dia 20/5 – terça-feira
9h – Abertura Oficial da Marcha
Centro Internacional de Convenções do Brasil, no Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2, conj. 63, lote 50, em Brasília/DF.
16h – Reunião da AMM com a Bancada Mineira na Câmara
(Auditório Petrônio Portela – anexo II do senado Federal)
20h – Encontro da AMM com os Prefeitos Mineiros
(local a confirmar)
Para mais informações e entrevista com o presidente Luís Eduardo Falcão, entrar em contato com a Coordenadora de Comunicação da AMM, Thalita Marinho, pelo telefone: (31) 98408- 4774.