AMM incentiva adesão dos municípios mineiros ao Selo UNICEF 2025-2028; prazo vai até 9 de junho

A Associação Mineira de Municípios (AMM) está mobilizando os gestores públicos de Minas Gerais para aderirem ao Selo UNICEF – Edição 2025-2028, uma iniciativa internacional de reconhecimento aos municípios que avançam na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O prazo de adesão se encerra no dia 9 de junho, e o processo pode ser feito de forma gratuita pelo site adesao.selounicef.org.br.

Nesta edição, 240 municípios mineiros das regiões do Norte de Minas, Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce estão aptos a participar da iniciativa, que é promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com coordenação técnica do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC) e apoio da Associação Brasileira de Ações Integradas para o Desenvolvimento Humano (ABRADH).

“O Selo UNICEF é uma oportunidade concreta para que os municípios mineiros implementem políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes de forma intersetorial e com resultados efetivos. A AMM apoia essa iniciativa porque entende que investir na infância é cuidar do futuro de nossas cidades”, destaca o presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão.

O que é o Selo UNICEF?

Com mais de 25 anos de existência, o Selo UNICEF é um reconhecimento internacional concedido aos municípios que mais avançam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente no Semiárido e na Amazônia Legal – regiões historicamente marcadas por desigualdades sociais. Em Minas Gerais, a iniciativa contempla municípios do Semiárido mineiro.

O município que adere ao selo assume o compromisso de desenvolver um plano de ação voltado para a infância e adolescência, realizar diagnósticos e monitoramentos, mobilizar a sociedade civil e garantir o funcionamento efetivo de conselhos como o CMDCA e o Conselho Tutelar.

Etapas e compromissos

Após aderir, o município deverá indicar um Articulador/a do Selo UNICEF, além de mobilizadores nas áreas de saúde, educação, assistência social e participação cidadã de adolescentes e jovens. Também será necessário preencher um cadastro detalhado e assinar o Termo de Adesão, que deve ser enviado ao UNICEF.

Durante os quatro anos do ciclo (2025-2028), os municípios receberão capacitação, suporte técnico e material metodológico. A participação também requer envolvimento comunitário e articulação intersetorial. Ao final do ciclo, os municípios que obtiverem os melhores resultados nos indicadores sociais são premiados com o Selo UNICEF.

Equidade étnico-racial

A nova edição do Selo incorpora uma abordagem étnico-racial transversal, fortalecendo políticas públicas que beneficiem crianças indígenas, quilombolas e negras. Ao aderirem ao Selo, os municípios também passam a integrar políticas nacionais como o SINAPIR (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial) e a PNGATI (Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas).

📌 Como aderir?

O processo de adesão é online e gratuito: adesao.selounicef.org.br

📅 Prazo final: 9 de junho de 2025

📞 Dúvidas em Minas Gerais:

Natham: (31) 99604-2640 // Diorela: (31) 98899-7659

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR