AMM faz parte do Conselho Estadual de Política Cultural de Minas

O assessor técnico de Cultura e Turismo da AMM, Ramon Diniz, tomou posse no Conselho de Cultura do Estado de MG (CONSEC). Sessenta e quatro conselheiros passam a fazer parte do órgão colegiado com a finalidade de assessorar a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), acompanhando a elaboração, implantação e descentralização das políticas culturais do Estado. A cerimônia foi na terça-feira (22/10) no Prédio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), na Praça da Liberdade, e marca o início do sexto mandato do conselho, que termina em outubro de 2026.

Do total, 32 cadeiras foram ocupadas por representantes da sociedade civil, eleitos por meio de votação direta. As cadeiras são distribuídas por 18 segmentos culturais, cada um com uma dupla de titular e suplente: artesanato; audiovisual e novas mídias; circo; cultura alimentar e gastronomia; culturas afro-brasileiras; culturas indígenas; culturas populares e tradicionais; danças; design e artes visuais; entidades sociais culturais; literatura, livro, leitura e biblioteca; moda; museus, espaços de memória e acervos; música; patrimônio cultural; produção cultural e técnica; teatro; e política estadual de cultura viva.

As demais 32 vagas, que também obedeceram à divisão entre titulares e suplentes, foram preenchidas por representantes do poder público, indicados pelo dirigente da própria Secult e de outros órgãos, entidades e instituições, como a Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Empresa Mineira de Comunicação (EMC).

Há ainda oito cargos em vacância, que completarão as 72 vagas totais do Consec-MG. Quatro delas serão ocupadas por pessoas designadas pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e pelo Fórum Nacional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior, que ainda não indicaram representantes. As outras quatro cadeiras vagas, oriundas da parcela da sociedade civil, serão preenchidas por conselheiros indicados pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, e referendados pelo Consec.

Além da posse dos novos conselheiros, a data também foi marcada pela votação da agenda de reuniões, que pautará as próximas discussões no Consec. Na quarta-feira (23/10), os recém-nomeados participaram da apresentação do novo regimento interno e das candidaturas para vice-presidência do conselho.

Fonte: Secult-MG

Assessor técnico de Cultura e Turismo da AMM, Ramon Diniz, WhatsApp (31) 2125-2400.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR