Mais de 700 participantes, palestras com renomados especialistas no tema e estandes com opções altamente tecnológicas fizeram parte do 11° Fórum Mineiro de Educação promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), nos dias 9 e 10 de setembro, no Expominas, em Belo Horizonte.
“Este Fórum Mineiro de Educação foi um sucesso, com centenas de pessoas presentes, oficinas técnicas e muita inovação. A educação no Brasil, em Minas Gerais, precisa deixar de ser discurso. A gente precisa realmente de capacitação, de investimento assertivo, para as futuras gerações desempenharem todo o potencial. E a AMM cumpre uma parte do papel da entidade, quando faz um Fórum deste tamanho, e traz tanta gente boa para discutir este assunto do qual eu sou apaixonado, a Educação”, frisou o presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão.
Na vasta área reservada ao Fórum, reuniram fornecedores, especialistas, educadores, secretários municipais e servidores públicos. Todos unidos em prol da Educação de qualidade.
“O evento é muito importante para auxiliar os secretários municipais de educação nas políticas educacionais, como o PNCC, o VAAR, a Educação Especial. Enfim, para que a gestão aconteça na sala de aula, no município. Foi desafiador organizar este Fórum, mas valeu a pena, pois fechamos com sucesso de público e qualidade técnica das palestras e oficinas”, afirmou a assessora técnica de Educação da AMM, Ednamar Assunção.
Palestras especiais
Na programação do evento no dia 10/9 estavam temas altamente demandados pelos municípios, como a implementação da BNCC nos currículos; as condicionalidades para o recebimento do VAAR; a educação especial na perspectiva da inclusão: promovendo equidade e os desafios do parecer 50/2023; a identificação de fraudes nos processos de licitação na educação; o FNDE e os municípios: parceria para a garantia do direito à educação.
“Um evento gigante, interessante, e de muito aprendizado. Falei sobre as condicionalidades do VAAR, dentro da gestão. Reafirmamos a nossa proposta de auxiliar os municípios para termos Educação de Qualidade, pois trabalhamos para o aluno, lá na ponta”, afirmou a Presidente do Instituto Educa Cidades, Carolina Santana.
Um assunto denso e delicado foi tratado pelo analista de controle externo do TCEMG, Pedro Henrique Magalhães Azevedo. “Tive o prazer de palestrar no Fórum da AMM e falar sobre identificação de fraudes em licitação. Este é um tema extremamente importante para secretários, agentes públicos, que lidam com a Educação, pois envolve a aquisição de bens e a realização de compras”, frisou.
Convidada especial para o evento, a presidente da Undime Nordeste, Josevanda Mendoça Franco, falou sobre um assunto que é desafio internacional, a inclusão, a educação especial na perspectiva inclusiva. “Nossas escolas recebem, cada vez mais, crianças com demandas educacionais diferenciadas e precisamos discutir estas questões com foco no parecer 50 (leia aqui). Destaco que a escola tem responsabilidades a cumprir. Daí a importância deste evento.”
Um dos destaques da programação foi a palestra com a presidenta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba. “Estamos aqui para explicar a importância do FNDE, esta autarquia que tem tanto recurso para a Educação Básica no Brasil e causa impacto em todos os programas – alimentação, obras, transporte escolar… E a nossa apresentação foi totalmente focada em Minas Gerais, em onde poderemos melhorar e ajudar. De fato, é um evento exitoso, está lindo. Parabéns à AMM.”
Confira a cobertura completa do Fórum nas redes sociais da AMM.