Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

AMM e Escola Judiciária Eleitoral do TRE-MG alinham parceria para retomada do projeto Antes do Voto 2026

Nesta terça-feira, 2 de dezembro, o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, esteve na sede da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), para alinhar a cooperação institucional voltada à realização do projeto Antes do Voto 2026.

Falcão foi recebido pelo diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos. Também participaram da reunião a coordenadora executiva da Escola, Ana Eliza Pandolfi; Maria Sandra, chefe da Seção de Cidadania e Pesquisa; Carina Bortolini, da mesma equipe; o consultor jurídico da AMM, Wederson Advincula; e o superintendente da AMM, Lu Pereira.

Durante o encontro, as entidades reforçaram a importância da retomada do projeto, que já conta com termo de cooperação firmado desde 2020 e que terá nova edição em 2026, ano eleitoral. As equipes irão agora consolidar a proposta de execução, incluindo definição de locais, cronograma e questões operacionais necessárias para o início das atividades. A AMM, que já apoiou o Antes do Voto em edições anteriores, reafirmou seu compromisso com a capacitação dos gestores e agentes públicos municipais.

O presidente da AMM destacou que a iniciativa tem papel fundamental na orientação dos atores envolvidos no processo eleitoral.
“A AMM tem como missão apoiar os gestores municipais com informação segura e qualificada. O projeto Antes do Voto contribui para fortalecer a compreensão das regras eleitorais e para garantir um processo mais transparente, responsável e eficiente. Estamos muito empenhados em ampliar essa iniciativa em 2026”, afirmou Luís Eduardo Falcão.

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral reforçou a relevância da aproximação entre as instituições. “É muito importante a parceria e a aproximação com os gestores e agentes públicos, e a AMM auxilia nessa integração e articulação. Queremos que a Escola esteja ainda mais à disposição da sociedade, pois sabemos como é essencial trabalhar na prevenção para evitar litígios,” destacou o juiz Luiz Carlos Rezende e Santos.

Sobre o Antes do Voto

Criado em 2016, o projeto Antes do Voto reúne orientações sobre as regras aplicáveis às eleições, com foco em agentes políticos, prováveis candidatos, partidos, advogados e demais profissionais envolvidos no processo eleitoral. Em breve, a AMM e a Escola Judiciária Eleitoral irão divulgar mais informações sobre o cronograma e as ações previstas para a edição de 2026.

pt_BR
pt_BR