A Associação Mineira de Municípios (AMM) celebra, neste dia 23 de fevereiro, o Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro, juntamente com o movimento municipalista nacional e todas as entidades municipalistas estaduais. A data marca uma história de lutas em busca de mais autonomia para os municípios, conforme o pacto federativo previsto na Constituição Federal e por uma sociedade mais justa. A implementação da data é uma homenagem àqueles que buscam o protagonismo dos Entes locais, que buscam políticas públicas que permitam ao cidadão uma vida melhor onde eles vivem.
A data foi instituída pela Lei 12.639/2012 e representa um reconhecimento da importância e da força do municipalismo demonstrado ao longo dos anos. É por meio da atuação do movimento municipalista em todos os estados e representados nacionalmente pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que avanços importantes são registrados todos os anos, trazendo impacto direto na vida de toda a população brasileira. Entre os mais diversos benefícios, é possível citar mais recursos para as cidades e para áreas vitais como saúde e educação.
Para o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, “a data é um reconhecimento da importância e da força do municipalismo demonstrado pela união dos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais agentes municipais; pelo trabalho incessante de cada liderança local e regional e pelo envolvimento da população nas causas mais importantes nos municípios”.