O Sistema Educacenso começou a coletar os dados, nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, para lançamento das informações sobre o rendimento e o movimento escolar dos alunos. A coleta de dados vai até 17 de março.
O Módulo Situação do Aluno é a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica e tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento, ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial.
Para fornecer informações sobre rendimento do aluno no Sistema Educacenso, a escola declara a condição de aprovado ou reprovado. Tem também outras situações em que o aluno pode se encontrar e que indicam o seu movimento. São elas: transferido, deixou de frequentar ou falecido.
O sistema eletrônico de envio estará aberto para o preenchimento até o dia 17 de março de 2023. Os dados preliminares estarão disponíveis para conferência do dia 4 de abril a 18 de abril de 2023, período em que poderão ser feitas as retificações que se fizerem necessárias.
O preenchimento dos dados é de competência do diretor e dos dirigentes das escolas públicas e pode ser feito também pela Secretaria Municipal de Educação que trabalham em cooperação com as escolas.
É importante cadastrar as informações de forma precisa e fidedigna, pois os dados serão utilizados nas estatísticas oficiais para o planejamento e definição das políticas voltadas para a Educação Básica Pública. A divulgação dos dados finais do módulo Situação de Aluno está prevista para 19 de maio de 2023.
Acesse aqui os materiais de orientação do Censo Escolar.
Mais informações com a assessora técnica de Educação da AMM, Alessandra Marx, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.
Foto: Inep