7º Congresso Mineiro de Novos Gestores: palestra destaca governança, sustentabilidade e inovação como base da gestão

O professor, palestrante e consultor nas áreas de Políticas Públicas, Desenvolvimento Territorial e Turismo, Arnaldo Farias, abriu os trabalhos do 7º Congresso Mineiro de Novos Gestores no período da tarde do dia 13 de novembro. Farias, que já foi prefeito de Cabaceiras (PB), falou sobre “Liderança, Inovação, Governança, gestão compartilhada e sustentabilidade: experiências de sucesso no Brasil”.

“É preciso marcar a nossa passagem e fazer a diferença para que, daqui a um tempo, a gente possa olhar para trás e dizer que deixamos a nossa digital”, disse Arnaldo Farias ao iniciar sua palestra. O consultor pontuou, ainda, que não existe uma fórmula mágica, uma varinha de condão que resolva todos os desafios de uma gestão.

Outro ponto destacado pelo palestrante é o cuidado com a montagem da equipe de governo, para que seja técnica e política. Além disso, ele disse que os gestores devem investir na capacitação da equipe. “A idéia é que sejam líderes gestores, líderes transformadores e pensem no que querem atingir daqui a quatro ou oito anos por meio da governança colaborativa. É preciso ter um olhar muito especial para a estrutura administrativa, e se questionar se ela se coaduna com a sua proposta de plano de governo”, assinalou.

Além disso, Arnaldo Farias frisou que os gestores devem considerar uma questão fundamental: a competitividade de seus municípios. Nesse sentido, ele afirma que é preciso considerar um tripé da gestão: governança, sustentabilidade e inovação. O palestrante encerrou sua exposição com a seguinte reflexão: “o gestor e a sua equipe fazem diferença. Mas o que faz a diferença são as suas atitudes.”

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
pt_BR
pt_BR