Mostra conta com 50 painéis fotográficos com as belezas naturais, culturais, construções históricas e os principais atrativos da cidade
A exposição Brumadinho de Braços Abertos integra a programação do 38° Congresso Mineiro de Municípios, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), no Expominas, em Belo Horizonte, nos dias 9 e 10 de maio, no foyer de entrada, próximo ao credenciamento do evento.
Inspirada em livro homônimo lançado em 2022, a mostra reúne grandes painéis com imagens da cidade, captadas pelo fotógrafo Kadu Niemeyer, também responsável pelas fotos do acervo e das obras de seu avô, Oscar Niemeyer. A exposição conta ainda com fotografias do arquivo da prefeitura de Brumadinho. O objetivo é divulgar as riquezas culturais e naturais do município e impulsionar o turismo na região, que se recupera após o rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em 2019.
Os 50 painéis da exposição registram a exuberante natureza local, destacam os conjuntos paisagísticos considerados patrimônio histórico, as construções seculares, as manifestações culturais, os espaços para a prática de esportes radicais e a atividade de mineração.
Essas imagens estão circulando pelo País para mostrar a vocação turística do município. A mostra é organizada pela Eshow, em parceria com a prefeitura de Brumadinho e com o Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo, formado pela Avabrum (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão), Defensoria Pública da União, Ministério Público do Trabalho Minas Gerais e TRT – 3ª Região Minas Gerais. Durante a mostra, parentes das vítimas do rompimento da barragem da Vale vão distribuir folders sobre a cidade e também sobre o trabalho da Associação.
Congresso da AMM
Reforma tributária, segurança nas escolas, inteligência artificial, previdência própria, dicas de como melhorar a arrecadação, mandatos e redes sociais, concessões públicas, cidades inteligentes, combate à corrupção e participação da mulher na vida pública estão entre os mais de 300 temas em debate no 38º Congresso Mineiro de Municípios.
Com o tema “Governança, Sustentabilidade e Inovação na Gestão Pública” e já com mais de seis mil inscritos, o evento mineiro bate todos os recordes de participação e é considerado o maior congresso municipalista estadual do País.
Para o presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, será um momento de muito conhecimento e aprendizado. “Mostraremos aos gestores, servidores e para toda a sociedade que a entidade está se modernizando e se alinhando com a eficiência e a tecnologia. Queremos deixar uma marca de empreendedorismo e planejamento, como forma de garantir eficiência e transparência, assim como a sustentabilidade e a inovação nas gestões municipais. É de suma importância a participação dos municípios”, convida o presidente da AMM.