“Educação Pública: novos aprendizados e garantia de direitos”. Esse foi o tema do 10° Fórum Mineiro de Educação, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), nos dias 12 e 13 de setembro, no auditório do Crea-MG, em Belo Horizonte. O evento reuniu 218 participantes, sendo dois prefeitos e 72 secretários, de 103 municípios.
As palestras da manhã do dia 13 começaram com um tema delicado e essencialmente importante: “Educação Infantil – Garantia do Direito da Criança”, abordado pela professora Maria Aparecida Camarano Martins da Coordenação-Geral de Educação Infantil MEC/SEB.
Na sequência, Silvia Ferraresi, do Instituto Inclusão na Escola, ministrou a palestra “Descomplicando a Educação Inclusiva”, uma das pautas mais importantes para a Educação, atualmente, tendo em vista o avanço das técnicas e abordagens da neurodiversidade.
As atividades da tarde tiveram início com a palestra “Inspeção dos Veículos Destinados ao Transporte Escolar – Competência e Habilitação”, ministrada pelo chefe da Divisão de Registro de Veículos da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito, Dr. Felipe Forjaz.
Um dos temas mais demandados atualmente, a “Educação Socioemocional para além do aspecto Cognitivo da aprendizagem” foi apresentado pela psicopedagoga e presidente da Associação Pro-Educação Infantil MG (Apei), Fernanda Sobreira.
Para finalizar as atividades do Fórum, o historiador e diretor da Griô Educacional, professor Natanael dos Santos, falou sobre a “Abordagem da diversidade étnico-racial no ensino”. Ao final da palestra, houve uma apresentação de músicas clássicas, conduzida por profissionais da área, com instrumentos tipicamente africanos; e, também, sorteio de brindes aos participantes.
Mais informações com a assessora técnica de Educação da AMM, Alessandra Marx, pelo WhatsApp (31) 2125-2400.